A Evolução Natural de Little Mix

Little Mix em videoclipe de Touch 

Problematização de algumas pessoas com o apelo sexual em Touch é errada

Por: Ana Claudia Bahia
Eu não tinha programado essa postagem mas foi impossível não fazê-la após ler alguns comentários que me desagradaram sobre o clipe de Touch da girlgroup britânica Little Mix. Touch, uma música de letra com teor sexual, ganhou um clipe com coreografia sensual. As críticas vem de pessoas que não gostam do apelo sexual da canção, acham dança e figurinos sensuais demais entre outras coisas. 
Little Mix é um grupo formado por quatro mulheres adultas, com idades entre 23 e 25 anos. Mulheres adultas, falando sobre temas adultos e tendo um comportamento adulto. Então qual o problema? O problema está na cabeça das pessoas que despejam esse tipo de crítica: elas se dividem entre aquelas que simplesmente acham errado a expressão da sexualidade e as que esperam que Perrie, Jade, Jesy e Leigh- Anne continuem sendo as mesmas meninas que eram no início da carreira.
Little Mix durante o The X Factor UK  2011

Quando ganharam o The X Factor UK em 2011, elas eram garotas entre 18 e 20 anos. Desde o início da carreira se portaram de forma adequada para sua idade, nessa época se vestiam e se comportavam como as meninas que eram, faziam músicas que condiziam com essa realidade. Sofreram durante a carreira uma evolução natural, de idade, fases da vida e consequentemente nos seus trabalhos.
O amadurecimento e a chegada da fase adulta se refletiu na forma de agir, no que que expressam nas músicas e na forma de se vestir. Durante a era Get Weird, em que começaram com idades entre 22 e 24 anos, elas mostram a mudança para fase adulta apostando em figurinos menores e mais sensuais. Trocaram as peças de roupas que cobriam boa parte de seus corpos por bodys, tops e mini shorts.
Little Mix durante a Get Weird Tour ano passado
E foi aí que as primeiras críticas vieram. Mas qual o problema se eram todas adultas e outras centenas de cantoras se vestem assim? O mesmo de agora, esperam que elas sejam as mesmas meninas que eram no início da carreira. Só que elas não são mais, elas cresceram. 
Lembram quando no segundo parágrafo desse texto eu disse que para muitas pessoas expressar sexualidade era algo errado? Pois bem, não é, não é errado, e não tem nada a ver com vulgaridade. E quando quatro mulheres falam sobre sexo em suas músicas, vestem figurinos e fazem coreografias sensuais não deveriam ser julgadas. Sem falar no pensamento pequeno daqueles que acham que artistas que fazem isso não tem mais nada a oferecer.
"Ah, mas ninguém precisa fazer música e coreografia expressando sexualidade", não precisam quando não querem, mas quando querem podem, devem e não existe absolutamente nada de errado. E se elas estão mostrando esse lado é porque se sentem confortáveis e querem fazer isso. 
Não poderia deixar também de falar do machismo de muitas pessoas ao tecerem uma opinião sobre um assunto desses, pessoas que vêem centenas de homens cantando músicas sobre sexo, abusando de sensualidade em seus vídeos e não se importam, mas se ofendem quando se trata de mulheres fazendo a mesma coisa.
Quatro mulheres adultas, se expressando e se vestindo de maneira adulta e cantando músicas em que expressam de forma madura. Quatro mulheres empoderadas, que se sentem confortáveis em falar sobre sexo assim como qualquer outro tema, e que expressam esse tema em seu trabalho assim como várias outras temáticas presentes em suas vidas. Elas são grandes artistas, que demostram qualidade em suas músicas, e não devem ser julgadas pelo direito de se expressar, falar a respeito do que querem e dançar da forma que querem. 



Comentários

Postagens mais visitadas