Novos tempos. Velhas Questões


Tabatha Almeida e Rafael Telles em foto de divulgação do musical "O Despertar da Primavera em 2019.
Foto: Robert Schwenk 
Mais uma versão de "O Despertar da Primavera" ganha os palcos do Brasil, mostrando que por mais que as coisas mudem na sociedade certas questões permanecem as mesmas 

Será que por mais que o mundo mude, no fim das contas as coisas que realmente importam continuam sendo as mesmas? Teríamos nós os mesmos gritos, as mesmas questões, os mesmos problemas? No começo de Novembro estreou no Rio de Janeiro uma nova versão de "O Despertar da Primavera", o musical é inspirado na obra de 1891, escrita por Frank Wedekind, e trata de dúvidas tipicamente adolescentes como a iniciação sexual, homossexualidade e temas como opressão, aborto e suicídio. 
Nos palcos da Broadway "O Despertar da Primavera" (em inglès Spring Awakening) tomou vida como musical pela primeira vez em uma montagem que trazia Lea Michele (antes de fazer sucesso com Glee) como Wendla, a protagonista, e desde lá foram dezenas de montagens na Broadway e por todo o mundo. O musical chegou ao Brasil em 2009 e volta aos palcos dez anos depois. 
"O Despertar da Primavera" surgiu em 2006 na Broadway abordando assuntos delicados como sexualidade, aborto, suicídio e incesto, tinha como diferencial o fato de que a parte musical era feita como se os atores se transformassem em estrelas do rock, nestes momentos os personagens surgiam com microfones em suas performances. 
Na história, que se passa na Alemanha no final do século 19, Wendla, uma jovem de 14 anos completamente inocente sobre relacionamentos entre homem e mulher, e o questionador Melchior se apaixonam e lidam com as descobertas sobre como se sentiam fisicamente em relação um ao outro. Ilse é uma adolescente que depois de lidar com o abuso em casa, se entregou a uma vida de prostituição nas ruas, enquanto Moritz lidava com um pai opressor e acabava sucumbindo. 
Com música de Duncan Sheik e letra de Steven Sater, o musical tinha como protagonistas no elenco original: Lea Michele (Wendla), Jonathan Groff (Melchior), John Gallagher Jr. (Moritz) e Lauren Pritchard (Ilse). 

Malu Rodrigues e Pierre Baitelli em foto de divulgação de "O Despertar da Primavera" em 2009 
Quando chegou ao Brasil em 2009 "O Despertar da Primavera" ganhou uma cara nova, já que Charles Möeller e Claudio Botelho produziram uma versão non-réplica. Dentro da produção brasileira a obra ganhava uma roupagem mais clássica de musical, com as músicas sendo tratadas como falas dos personagens, sem os ares de show que na Broadway eram um diferencial.
Protagonizaram o espatáculo Pierre Baitelli (Melchior), Malu Rodrigues (Wendla), Rodrigo Pandolfo (Moritz) e Letícia Colin (Ilse), a direção foi de Ivo Veter e músicas de Karla  Hill, Jander Minesso e Cesar Mattos. 
Nesse mês os palcos brasileiros foram tomados por um novo "O Despertar da Primavera" estrelado por Rafael Telles (Melchior), Tabatha Almeida (Wendla), João Felipe Saldanha (Moritz) e Maria Brasil (Ilse). Charles Möeller e Claudio Botelho fazem uma remontagem de sua versão. 
Todos esses temas sensíveis entregam músicas que tocam na alma, falam diretamente para quem ouve independente de quem escute, ou quando escute, tudo que está ali vai além.  Como quando Ilse conta de seu suplício em casa em The Dark I Know Well (Um Escuro Sem fim), o momento entre Wendla, Moritz e Melchior em "Those You've Know"(Velhos Conhecidos), o final com "The Song of Purple Summer" (Canção de um Verão Vermelho) e o momento com Ilse e Moritz em "Don't Do Sadness/ Blue Wind" (Não tem Tristeza/ Vento Triste). *
Elenco original da Broadway em apresentação do Tony Awards 2007 

Don't Do Sadness/ Blue Wind em apresentação na Broadway com Jonathan Groff e Lauren Pritchard

1891, 2006, 2009, 2019. Quando nos deparamos com esse musical vemos que não importa quanto tempo tenha se passado, no fundo os gritos da adolescência ainda são os mesmos. Afinal, qual outra explicação teria para um texto de 1891 ser tão atual para a juventude dos dias de hoje? O passar dos anos nunca tornou a mensagem de "O Despertar da Primavera" menos forte, muito pelo contrário, ela sempre atinge de uma forma forte.

Trilha Sonora original de "Spring Awakening": https://www.youtube.com/watch?v=CUlx0am9yTw&list=PL113E465DB6CED0FE 
Trilha Sonora em português de "O Despertar da Primavera": https://www.youtube.com/watch?v=zGBeC0zaimM&list=PLPL4rV3DpogdshRNbH6-nCWIYfeQ1LTa0

* Os termos entre parentêses se tratam dos nomes das versões em português das músicas. 
 .




Comentários

Postagens mais visitadas