Não é só um álbum pop de amor


 Em “Wonder” Shawn Mendes traz uma grandiosidade em sonoridade musical antes nunca vista em seus trabalhos

Shawn Mendes sempre foi um cara que fala de amor, essa com certeza é a maior constante da sua carreira, e sim ele fala de amor de novo em “Wonder”, lançado nesta sexta-feira, dia 4. Mas ele faz muito mais que isso lírica e musicalmente em um álbum que é sem dúvidas o melhor da carreira do canadense de 22 anos até agora.

A evolução do músico pode ser notada desde sempre, acompanhando “Handwriten” (2015), “Illuminate” (2016) e “Shawn Mendes: The Álbum” (2018) era possível ver o crescimento musical de Shawn entregando álbuns e músicas cada vez melhores. Isso acontece de novo em “Wonder”, mas ele vai além.



O álbum faz Shawn Mendes levar e explorar suas músicas por lugares em que nunca tinha andado antes, como as dançantes “Higher”, “Teach Me How To Love”, “305” e “Piece of You”.

“All eyes are looking at us, but I can’t stop falling in love, always been the one that I want” ( Todos os olhos estão olhando para nós, mas eu não consigo parar de me apaixonar, sempre foi aquela que eu quero)

Trecho de Higher

“Can’t My Eyes Off You” de Frankie Valli foi citada diversas vezes pelo cantor como uma inspiração para o álbum, ele disse que a música tinha a essência que queria no trabalho. A influência de Frankie Valli é com certeza sentida no álbum com os grandiosos instrumentais, muitas vezes as músicas parecem uma explosão sonora, especialmente em “Always Been You”.

É algo com certeza extremamente diferente de tudo que o canadense já tinha experimentado no meio da música, suas canções até então tinham instrumentais bem mais calmos, e sem toda essa grandiosidade sonora.

Mas ele faz isso de forma atual, e apesar de claramente trazer músicas diferentes de tudo que já tinha feito antes, é possível identificar o artista nelas, tudo soa muito real e genuíno.

Liricamente o álbum fala em sua maior parte sobre amor, em seu trabalho anterior, “Shawn Mendes: The Álbum”, já era possível ver seu amadurecimento em falar sobre o assunto, trazendo experiências bem vivídas e fortes.

“Wonder” explora o amor em diversas fases, e em suas músicas ele fala como já deixou claro várias vezes sobre o relacionamento com a cantora cubana Camila Cabello. Seus sentimentos parecem soar da forma mais crua e sincera possível, como nunca antes.

Desde o início de uma história a dois em “Higher”, a certeza de que aquela é a pessoa em “Always Been You”, a vontade de reencontrar a amada em “Dream” ,“I can’t wait to get home, head down on the pillow, holding you is all I think about” ( Mal posso esperar para chegar em casa, de cabeça no travesseiro, segurar você é tudo o que eu penso) e o medo de se perder quem ama em “ Can’t Imagine” “I can’t imagine what a world would be without you” ( Eu não consigo imaginar como seria um mundo sem você).

“And you’ve seen all my darkest fears, like you’ve know me for 1000 years, the boy who’s really underneath, all the scars and insecurities baby” ( E você viu todos os meus medos mais sombrios, você me conhece há 1000 anos, o menino que está realmente por baixo, todas as cicatrizes e inseguranças baby)

Trecho de “Always Been You


Em “Song For No One” Shawn traz uma letra de dois anos atrás, triste, falando sobre quando contou sobre os seus sentimentos para a atual namorada (naquela época amiga) e ela não correspondeu.

Mas ele também aborda outros assuntos, em “Monster” parceria com o também canadense Justin Bieber, eles cantam sobre como a fama pode levar as pessoas a te endeusaram, mas também a crucificar ao primeiro erro “But what if I, what if I trip? What if I, what if I fall? Then am I the monster? ” (Mas e se eu, e se eu viajar? Mas e se eu, e seu desmoronar? Aí eu sou um monstro?).


A falta dos amigos e de fazer coisas comuns como os outros garotos de sua idade, é debatida em “Call My Friends” , ele diz “Right now I’m alone inside the airport, and you’re all at a bar in our hometown, feels like we been living diferente lives” (Agora estou sozinho no aeroporto, e vocês estão todos em um bar em nossa cidade natal, sinto como se nós estivéssemos vivendo vidas diferentes.

Com 14 faixas, Wonder foi lançado pela sob o selo da Island Records, e teve como produtores Kid Harpoon, Nate Mercereau, Frank Dukes e o próprio Shawn Mendes. O cantor compôs todas as músicas do álbum e trabalhou na composição da maioria com o parceiro musical de longa data Scott Harris e com Nate Mercereau.

Falando sobre “Wonder” Shawn Mendes disse que esse álbum representava liberdade, quando ele finalmente se permitiu simplesmente fazer suas músicas da maneira que quisesse. E ele consegue transmitir essa sensação de liberdade para quem o escuta, quando flutua por sonoridades que antes nunca tinha alcançado, ou quando se expõe ainda mais sincero em suas letras sobre amor e expondo vulnerabilidades.

*Publicado originalmente em https://muraldaannie.wordpress.com/


Comentários

  1. Eu gosto muito do cantor. Até marquei na Netflix aquele documentario dele. Acho muito importante o cantor sempre se renovar. Vejo que ele faz isso de forma natural.

    Passa la no blog que tem novidades e quero muito saber sua oponiao.😍
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas