Vibes Retrô

Foto: Reprodução/ Pamela Tomé entra no clima de Cyndi Lauper na Dança dos Famosos

Por: Ana Claudia Bahia

Eu que nasci em 1994 e sou da geração que viu a globalização da internet e mídias sociais sempre curti coisas "das antigas", músicas, cartas, escrever com papel e caneta. Vejam bem, não é que eu não goste do mundo e da música moderna, quem acompanha meu blog sabe que eu consumo música atual o tempo todo, e também não é que não goste das modernidades da vida, amo redes sociais e internet, afinal, tenho dois blogs, perfil no Facebook, duas páginas no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Skoob. 
Mas sempre me encantaram coisas que já tinha passado desde o rock e o dance dos anos 1980, roupas e rock dos anos 50 e 60, a cultura pop dos anos 90 e início dos anos 2000. Três músicas das mais tocadas na minha playlist nos últimos dias, são músicas dos anos 60 e 70, um dos meus filmes favoritos é Dirty Dancing de 1987, meu livro eternamente preferido "Revolução em mim" da Márcia Kupstas" foi lançado em 1990, e se passa nos anos de 1980. 
Viram como que por mais atual que eu possa ser, eu tenho muito de décadas atrás em mim, porque palavras são eternas, a arte é eterna. Eu não tinha nascido quando lançaram meu livro preferido, quando um dos filmes que eu mais gosto estreou e várias músicas das minhas playlists foram sucesso. 

Lovely Day - Bill Withers 

Confesso que não conhecia a música Lovely Day, e nem o cantor de blues Bill Withers. No ano passado Justin Timberlake apresentou Can't Stop the Feeling, tema do filme de animação Trolls, no Oscar, e cantou um trecho dessa música, eu logo me apaixonei pela melodia. Mas foi depois de escutar a música novamente em um episódio da série Bull, que ela entrou para a minha playlist de vez. Ah o Blues, ele entra em minha mente de uma forma única, assim como o soul. 

Do You Love Me - The Countours
Love Man - Ottis Redding 


Música, livros, filmes, muitas vezes se misturam, principalmente para alguém apaixonada por palavras e melodias. Foi "Dirty Dancing" que me apresentou essas duas canções, e talvez elas até tenham estado em minha memória auditiva durante anos, mas foi revendo as cenas acima que elas entraram para minha playlist e de vez na minha cabeça. 
Muitos lendo esse post podem se perguntar porque eu que declaradamente curto música "antiga" desde sempre, e provavelmente poderia falar muito mais dados sobre outros assuntos, ou até trazer informações de pesquisa para esse texto me limitei a músicas que passaram a me agradar no momento. Bom, é porque música é sobre mais que dados, é porque ela tem uma história respeitável, mas começa no coração de quem escreve para o coração de quem ouve, assim como os livros, ou a dança. 
Confesso que descobri porque estava fazendo essa postagem no meio do caminho dela, a foto da Pamela Tomé estampando é porque não consigo parar de ver sua apresentação no Domingão do Faustão ao som de Girls Just Want to Have a Fun da Cyndi Lauper, fazendo uma performace bem Cyndi. 
Termino por hoje com a cena final de Dirty Dancing já que "Nobody puts Baby in a corner" (Ninguém coloca a Baby em um canto).










Comentários

Postagens mais visitadas