Já pensou em uma mudança profissional?

 

                                                              Foto: Mara Sousa 

Após anos trabalhando como fotojornalista Mara Lucia Sousa mudou radicalmente de profissão e agora tem um negócio de produtos personalizados

Ter um bom emprego, estabelecer uma carreira, coisas que todos pensam logo no início da vida adulta, ou até antes. Mas nem sempre os caminhos que seguimos são como imaginamos, e muitas vezes somos levados a lugares que não imaginávamos em nossa vida profissional, por vários fatores, necessidade, oportunidades que surgem ao acaso, vontade de mudança ou necessidade.

Quem vê Mara Lucia Sousa, 44 anos, trabalhando hoje com um negócio de produtos personalizados em parceria com sua filha Gabriela, mal sabe todo o imenso caminho profissional que ela trilhou até aqui. Até algum tempo atrás Mara era fotojornalista em um grande jornal de São José do Rio Preto, em uma carreira que começou com muita força de vontade.

Mara trabalhava no arquivo da fotografia, e foi passar tanto tempo olhando para as fotos que a fez querer fotografar “Cada fotógrafo tem um olhar, uma leitura diferente mesmo sendo a mesma pauta. Às vezes me pegava tentando imaginar e se eu fizesse? Como eu faria? Comprei uma câmera e fui pedindo para eles me ensinarem aos poucos. Costumo dizer que fui uma privilegiada, aprendi um pouquinho de cada um”, conta a fotógrafa.

E foi com dicas dos colegas fotógrafos e fazendo books de graça, além de fotografar aniversários e casamentos que Mara foi aprendendo.

Quando a mudança acaba sendo necessária

Se o desejo pela fotografia provocou essa mudança profissional em sua vida foi uma necessidade que a fez mudar tudo de novo. Mara Lucia foi diagnosticada com fibromialgia e o trabalho no fotojornalismo, que é bem pesado, se tornou um problema, além disso, ela já não gostava mais tanto do ambiente de trabalho e decidiu que era hora de uma mudança.

A Gama Estamparia, que abriu junto com a filha, vende uma série de objetos personalizados, como canecas e azulejos. O negócio tem a ver com sua antiga paixão por artesanato e surgiu de uma brincadeira.

“Em um anúncio de facebook meu marido comprou uma máquina super antiga de estampar camisetas, no início era só pra gente, mas o boca em boca fez com que começássemos a ter encomendas. Foram surgindo outras máquinas e outras ideias. Hoje estamos com muitas encomendas, inclusive pra capital”, conta Mara.

Além de trabalhar com algo que gosta, para Mara a experiência tem sido ótima, pois pode participar mais da vida de sua filha. Apesar de ter tido medo da mudança, ela pondera que nada muda se você não tiver coragem.

Gama Estamparia no Instagram: @gama_estamparia

Gama Estamparia no Facebook: https://www.facebook.com/gamaestampariasjrp

*Publicado originalmente em https://muraldaannie.wordpress.com/


Comentários

Postagens mais visitadas